terça-feira, 18 de agosto de 2015

DIREITOS HUMANOS: Realidade ou Utopia?

DIREITOS HUMANOS: Realidade ou Utopia?


Qualquer pessoa, ao nascer, é, de certa forma livre. Não tem propriedade, não tem dívidas, não tem que pagar impostos, não precisa votar, nem ao menos trabalhar. Infelizmente essa situação não dura para sempre, pois assim que se registra o nascimento, esta já passa a integrar oficialmente um determinado grupo social, e isso gerará obrigações que mais tarde ela saberá.

Voltando um pouco atrás, assim que a criança nasce, é livre de obrigações, mas há um rol de direitos que a protegeu desde a concepção. Direitos que foram reconhecidos, concedidos ao longo da história, com muitas lutas e revoluções. Quais são esses Direitos? Direitos que não importa a etnia, gênero, condição econômica ou social.

Esse conjunto de Direito é inerente a pessoa, pertence ao próprio indivíduo. Foram criados antes de existir o Direito Positivo, portanto são os chamados "Direitos Naturais". Falando de uma forma geral, esse conjunto de Direitos não seria necessário positivá-lo em Constituições, pois esse se origina do nascimento. Todos tem Direito a Educação, à Saúde, à Vida, à Segurança Pessoal, à igualdade, mas na realidade é bem diferente, atrocidades aconteceram nas guerras mundiais, até que depois de terminar a segunda grande guerra mundial foi estabelecida a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948 que é a formulação recente que temos do que é Direitos Humanos.

Particularmente, acredito que os Direitos Humanos tem muito que evoluir, a sociedade é deprimente, muitos não aceitam quando cito a frase de Eisten " Eu não sei como vai ser a Terceira Guerra Mundial; mas a Quarta vai ser a paus e pedras ". A sociedade regride ao meu ver, exemplo claro aconteceu na última vez que foram as ruas, tentando derrubar o Governo Dilma, apesar de já estar um pouco desgastada a manifestação, quando deu-se por volta das 18:00 os manifestantes começaram a dispersar... Pra onde eles foram? Porque estão indo embora? A é mesmo, tava na hora de começar o jogo. Isso mesmo "jogos". 

A séculos passados, na Grécia, o rei que assumiu o trono achou por bem tirar as arenas de luta, pois muito sangue era derramado e já era tempo de acabar com aquilo, pois bem anunciou que as arenas de luta foram fechadas, em pouco tempo toda a população se rebelou, atentados terroristas começaram a acontecer, eis que o Rei fez, lidar com os rebeldes era impossível, mandou abrir as arenas que existiam e contruir mais, incentivando as lutas, o seu reinado foi longo e perdurou-se por longos dias.

O que acontece nos dias de hoje no Brasil não é diferente, todos nós nos revoltamos quando o governo gastou bilhões construindo estádios de futebol, dinheiro que devia ser investido na educação, segurança, na saúde, que é precária nos grandes centros, no entanto quando se marca um jogo do "Brasil" em menos de duas horas se esgota todos os ingressos, e os valores não são muito populares. Com milênios de anos, diria que não evoluímos muito, o formato das arenas de lutas da grécia é o mesmo dos estádios de futebol, que seja, além de não evoluirmos, regredimos.


Sábio foi aquele que disse que Brasileiro só precisa de "Pão e Circo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário