segunda-feira, 7 de setembro de 2015

193 Anos de Independência do Brasil - Relembre

             
   Independência ou morte?


Hoje é comemorado o dia em que D.Pedro I, deu o grito de independência, completando nada mais menos que 193 anos do referido fato. Infelizmente na época, as pessoas que foram beneficiadas foram as da classe média alta. O restante era escravos, e pobres que viviam no império.

Estava analisando à alguns minutos, foi a decisão certa? ou ele devia ter retornado a coroa portuguesa, e o Brasil ter continuado colônia de Portugal. Portanto, apesar de o Brasil não ser um exemplo de país, acredito que foi a decisão certa sim, vez que, segundo meu ponto de vista o Brasil é um país que está em constante desenvolvimento.

Mas voltando ao tema, Dom Pedro tinha ido a São Paulo resolver um certos problemas e quando vinha voltando a capital, que era o Rio de Janeiro acredito eu, nas margens do córrego Ipiranga ele recebeu a carta da coroa portuguesa, solicitando a volta dele imediatamente para Portugal, para eles colonizarem, já que eles não podiam fazê-lo se ele estivesse aqui. No entanto ele que estava no  mato, pois estava com diarréia, voltou montou seu burrico, rasgando a carta, desembainhou a espada e gritou "Independência ou morte".

Portugal, não se rebelou com a Independência, exigiu uma multa de 2 Milhões de libras esterlinas, o Brasil como não tinha esse dinheiro, solicitou empréstimo junto a Inglaterra. Os primeiros países a reconhecer a Independência do Brasil foi os Estados Unidos e México.

Houve alguma revolta em certos lugares do país, já que havia bastante portugueses vivendo aqui, mas logo aquietaram-se. E Dom Pedro foi coroado Imperador do Brasil no dia 18 de Dezembro de 1822.

      Sendo assim, eu fico por aqui e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário